sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Três pontos infalíveis para o fracasso da sua dieta

Hoje, existem milhares de dietas, às quais colocamos fim antes mesmo de começá-las 
Se você quer acabar com seu projeto de emagrecimento de forma rápida e eficaz, leia com atenção estes três itens:


1º Conte para o maior número de pessoas possível que você está de dieta
Todos os domingos, praticamente, eu divulgava para o mundo que o meu projeto “Dessa vez é para valer e vou lhe provar que isso é verdade” iria começar na segunda-feira e eu emagreceria para sempre. Como se o fato de outras pessoas saberem disso me atribuísse segurança e certeza de que iria até o fim em meu propósito, já que teria de apresentar algum resultado para elas. Mas estava redondamente enganada. A única coisa que conseguia com isso era ter amigos, família, parentes, conhecidos, vizinhos, papagaios, enfim, na minha cabeça, o tempo todo, cobrando-me pelo propósito furado e dizendo que eu precisava emagrecer. Coisa terrível!
O problema maior, no entanto, era que, a cada nova tentativa, eu ficava ainda mais desacreditada perante o grupo e perante mim mesma, o que fatalmente atingia minha autoestima, baixando-a. Por inúmeras vezes, julguei não ser capaz de emagrecer e cheguei a pensar que seria gorda pela vida toda, e infeliz. Péssima perspectiva. Como as pessoas não entendiam o que se passava em meu interior, e muitas vezes nem eu sabia decifrar isso, elas tentavam me ajudar como podiam, porém era sempre de forma errada. Isso mais me atrapalhava do que ajudava. Portanto, pense bem no que tem feito para ajudar alguém com problema de obesidade. Ela precisa sentir-se acolhida por você e não testada.
2º Emagreça para provar para alguém que você é capaz desse grande feito
Emagrecer não é tarefa fácil, mas é totalmente possível quando existe significado consistente e plausível para isso. A primeira exigência é que o sentido do emagrecimento esteja totalmente ligado a você.
Eu já fiz muitas dietas de evento. Já emagreci para ser madrinha de casamento, para o meu aniversário de 15 anos, para a minha formatura de segundo grau… Enfim, eu queria provar para as pessoas que eu era capaz de emagrecer, especialmente em eventos sociais, onde seria vista por muitas delas. Porém, em todos esses casos, o prazo de validade do emagrecimento correspondia quase que à data do evento, já que, a partir dali, automaticamente, eu voltava a comer como se fosse uma pessoa magra por natureza e sem problema algum com a balança. Mentia para mim mesma, na maior cara dura do planeta, e acreditava que essa farsa iria funcionar.
Ah, mas não demorava muito para eu perceber que havia inflado novamente. Toda vez que isso acontecia, eu aumentava pelo menos cinco quilos em relação ao meu peso anterior, o qual, diga-se de passagem, já estava de “ótimo tamanho”. A sensação era de total humilhação. Só quem já passou ou passa por isso sabe e compreende o que eu estou falando. E o motivo era simples: Já havia “provado” para as pessoas que eu era capaz de emagrecer. Portanto, o sentido do emagrecimento realmente havia sido alcançado e eu já estava autorizada a cessar o processo.
A única coisa que você tem de provar para si mesmo é o quanto você é valoroso como ser humano exatamente da maneira como é: com suas qualidades e talentos, suas limitações e desacertos. Você merece emagrecer para ter qualidade de vida, saúde, um futuro saudável, para se sentir bem, belo, confortável em seu próprio corpo e no mundo, para desempenhar melhor sua missão, para ser feliz e realizado, enfim, entre inúmeros outros motivos. Tudo isso vai muito além do fator estético que por si só é vazio e sem graça. Absorver isso lhe permitirá conquistar um estilo de vida capaz de mudar seus hábitos para sempre, sem sofrimento descabido e com a possibilidade de colher muitos frutos, muito além do que você imagina.
3º Deseje ter o corpo exatamente igual ao de fulano de tal
Na época, meu sonho era ter o corpo da atriz Cristiana Oliveira, que, por coincidência, havia emagrecido mais de trinta quilos. Eu colocava foto dela na porta da geladeira para que me servisse de inspiração. Só a diferença de altura entre mim e ela era de vinte centímetros para menos! Além disso, queria ter o rosto da também atriz na época, Luciana Vendramini. Coisa simples e natural se, por acaso, eu fosse uma boneca de montar. Você não tem noção do tanto de energia e tempo que eu gastei nisso, sendo que nada mudou, é claro. Eu emagrecia, mas não ficava com o corpo igual ao dela de jeito nenhum; a não ser o branco dos olhos, que era igualzinho! Nessa lenga-lenga toda, eu acabei não dando atenção ao meu próprio corpo, e o emagrecimento que havia conquistado com tanto trabalho não tinha a importância devida. Dessa forma, eu não me sentia satisfeita; daí para a decepção, era um passo. Eis que o efeito dominó piorava cada vez mais o meu quadro. Engordava, engordava, engordava…
Só emagreci de forma eficaz quando aceitei meu corpo exatamente da forma que ele é: sou baixa, tenho pernas e braços roliços, quadril largo, barriga protuberante, celulite, estria… Enfim, esse é o meu corpo, é ele que me sustenta no mundo, é o invólucro da minha alma, é ele que me leva para todos os lugares e me permite desfrutar da vida. Meu corpo contém a minha história, literalmente; ele é sagrado e, por isso, profundamente valoroso e precisa ser tratado como tal.
Como você tem tratado o seu corpo? Onde, de que forma e com quem tem buscado respostas para as suas aspirações? Tire um tempinho do seu dia para responder seus próprios questionamentos. A resposta que você precisa está aí dentro de você, bem perto. Tenha um ótimo trabalho de descoberta!
Muito em breve lançarei meu livro ‘Olhar Avesso – Quando a vida é vista de dentro pra fora’, pela editora Canção Nova. Estou imensamente feliz por isso, pois o reconheço como fruto do dia em que compreendi, realmente, que sou uma pessoa valorosa, assim como você!

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário